Gaudí Um Romance, é como o nome indica uma biografia romanceada do grande arquitecto espanhol Gaudí, que transformou a cidade de Barcelona no esplendor que é hoje.
Este livro, escrito por Mario Lacruz, famoso editor espanhol, foi encontrado ainda como manuscrito e incompleto, aquando do espólio dos seus pertences após a sua morte.
Apesar de incompleto, o livro lê-se perfeitamente, apenas deixando a sensação de haver muito mais matéria para explorar. Torna-se demasiado factual, como se fosse um filme, com imensas cenas e cenários.
A acção centra-se na vida de Gaudí, inicialmente um jovem rebelde e anticlerical e depois com o passar dos anos e com a sua obcessão com a construção da catedral da Sagrada Família se transforma num religioso e místico.
A história, começa pelo fim, com a morte de Gaudí e desenvolve-se a partir daí com flashbacks dos seus tempos de juventude, misturados com os último tempos da sua vida.
Tal como disse, é um livro interessante, pequeno e de fácil leitura, mas deixa-nos a sensação que podia haver muito mais. Como o sub-título indica devia ser mais narrativo e romanceado.