24/02/10

livros dentro da mala



Confesso que não li a edição alargada, andou na mala a 1ª edição, ainda a Oficina do Livro não tinha a chancela. Está bem arrumadinho, um pouco pobre nas fotografias, tanto na quantidade como na qualidade (a outra edição revelou-se melhor). Achei-o crítico, um pouco mais perturbador e não apenas com olho de viajante. Estava também presente o olho jornalístico. Foi um bom início. Agora é mais rico, mais elaborado e conta mais histórias.



"Este é um livro de viagens, um livro de alguém que, como nos sonhos de infância, teve a sorte de partir tantas vezes com pouco mais que um saco de viagem e uma máquina de filmar ou de fotografar. (...) Nem sempre viajei para sul, mas nada vi de tão extraordinário como o sul. O Sul é uma porta de avião que se abre e um cheiro inebriante a verde que nos suga, o calor, a humidade colada à pele, os risos das pessoas, o ruído, a confusão de um terminal de bagagens, um excesso de tudo que nos engole e arrasta como uma vaga gigantesca. Apetece fechar os olhos, quebrar os gestos e deixar-se ir. Mas é justamente neste caos que eu procuro a lucidez do contador de histórias."

Neste livro, Miguel Sousa Tavares partilha com os leitores, fotografias e experiências únicas de viagens a São Tomé e Príncipe, Amazónia, Egipto, Goa, Cabo Verde, Alentejo, Alhambra, Marráquexe, Costa do Marfim, Tunísia, Brasil, Veneza, Guadalupe, parque Kruger, em África e o deserto de Sahara.